Correr ou caminhar

Seleção de percursos e caminho no parque. Para localizar vide mapas. A apresentação de trilhas da UMAPAZ também ajuda a descobrir o parque.

A Volta do Lago

A Volta do Lago é o caminho mais utilizado no parque. Toda sua extensão é de asfalto e praticamente todo plano. Este percurso tem aproximadamente 3 quilômetros. Permite a realização de qualquer tipo de treino e para todos os níveis de praticantes. Fica bem congestionado durante os horários “nobres” pela manhã (entre 7h00 e 8h00) e à noite, principalmente em dias com clima mais quente. Nos finais de semana o percurso costuma ficar bem “congestionado”.

Volta do Lago. Percurso de asfalto no Parque Ibirapuera. Aprox. 3km.

Volta do Lago. Percurso de asfalto no Parque Ibirapuera. Aprox. 3km.

A Pista de Cooper

A Pista de Cooper é uma trilha com terra batida e pedriscos, muito arborizada e terreno totalmente plano. A volta é curta, 1200 metros, mas se você fizer uma alça dentro da própria pista pode aumentar 300 metros. A marcação das distâncias acontece a cada 100 metros. Pode ser uma área interessante para “aumentar” treinos longos ou então para iniciantes.

Pista de Cooper no Parque Ibirapuera. Percurso de terra. 1.2km. Foto Joannis Moudatsos

Pista de Cooper no Parque Ibirapuera. Percurso de terra. 1.2km. Foto Joannis Moudatsos

A Volta da Grade

Volta da Grade ou Volta da Cerca tem 6km e percorre toda a periferia do parque beirando sua cerca. Muito boa para treinos longos. Nela é comum ver pessoas caminhando, correndo devagar ou fazendo treinos mais intensos. Há inclusive praticantes de mountain bike nesta trilha, o que segundo o regulamento do parque não é permitido.

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

Volta da Grade. Percurso de terra batida no Parque Ibirapuera. 6km. Foto: Marcelo Stapafora

A percurso é quase todo de terra batida e grama, com poucos trechos de asfalto. Para quem nunca passeou por esta trilha é melhor começar com uma volta correndo devagar ou então caminhando para contemplar a diversidade do parque e conhecer melhor o piso.

Praça da Paz

A Praça da Paz é um gramado amplo, bonito e pouco explorado em treinamentos. A superfície é de grama baixa com 1km de raio e com atmosfera relaxante. Bom para treinos leves e caminhadas ou mesmo para “aumentar” os treinos longos.

Praça da Paz. Foto Rodrigo Soldon

Praça da Paz. Foto Rodrigo Soldon

Treino de Subidas

Os aclives fazem parte do treinamento de corredores pois ajudam condicionamento físico. O Ibirapuera tem duas áreas que podem ser úteis

Treino na subida da Bienal.

Treino na subida da Bienal.

Subida das rampas da Bienal - Três subidas íngremes de 10 metros na entrada da Bienal. Utilizada e indicada por corredores leves e em boa condição física, pois são bem íngremes e com superfície de concreto duro;

Subida da Volta do Lago - Uma subida média em curva, no sentido anti-horário com 40 metros em asfalto. É boa para corredores de nível intermediário e avançado e serve para “sprints” que melhoram a força e resistência muscular.

Profissionais do esporte no parque

Se você precisa de uma empurranzinho profissional para começar a mexer, existem 60 e poucos treinadores independentes cadastrados na administração do parque que fazem um trabalho de assessoria esportiva. Se você representa nos escreva info@parqueibirapuera.org que colocaremos aqui.

8 Respostas

  1. Iara Vasconcelos
    Iara Vasconcelos at · Responder

    Faço caminhada no ao parque há pelo menos 2 anos, é realmente um privilegio, mas só existe 1 local para alongarmos, e fica um pouco longe dos portões de entrada, sempre utilizo o portão 4, e tenho que improvisar o alongamento em uma base de concreto, e em dias de chuva, não tem como não sair com o tênis e as roupas sujas de lama, a minha sugestão é que deveriam colocar barras de alongamento em todas as entradas.

    Grata,

    Iara Vascocelos

  2. Valeria Terena
    Valeria Terena at · Responder

    Bom dia,
    treino no parque 3 vezes por semana. Costumo fazer a volta do lago, na parte da manhã (por volta das 7 horas)
    Entretanto, desde que colocaram blocos de plástico para separar pedestres de skatistas na Ladeira da Preguiça venho notando que o espaço destinado a pedestres, que são a maioria, vem sendo diminuído. A cada vez parece que o espaço que temos para correr e caminhar nesse trecho é menor, enquanto que para skates o espaço fica maior, mesmo que durante a semana haja poucos praticantes desse esporte no parque.
    Seria interessante rever a situação.
    Grata,
    Valéria Terena

  3. Fernando WElter
    Fernando WElter at · Responder

    Boa Tarde,
    Gostaria de saber aonde se da inicio a piata de 7km, e a pista de 6km.
    Pq nunca vi esta pista no pardque e amanha estarei fazendo um treino para maratona e gostaria muito de estar ultilizando esta pista.

  4. luciana vitoria martins da silva
    luciana vitoria martins da silva at · Responder

    acho muito legal

  5. Reinaldo Marcocci
    Reinaldo Marcocci at · Responder

    Adoro correr no Parque, geralmente a noite é que eu mais frequento, ontem dia 29/12 fiquei decepcionado, com uma visitação gigantesca de pessoas por conta do show das águas, os Banheiros se fecharam por volta das 21:40 hs, tinha senhoras, crianças, mulheres gravidas, atletas e em fim foi uma situação muito desagradável.

  6. Renato Barroso de Sousa
    Renato Barroso de Sousa at · Responder

    Olá. Sou praticante de caminhada e corrida há pouco tempo e vejo que o parque do Ibirapuera é um local muito bom para essa prática. Só que tenho um probleminha de bagagem, pois venho do trabalho de motocicleta e mesmo com meu baú, não consigo ficar com toda minha bagagem diária na moto. Existe alguma chapelaria ou armários que possamos, levando o cadeado, guardar por algumas horas nossa bagagem?

    Obrigado.

  7. Julio
    Julio at · Responder

    Olá Pessoal, boa noite!

    Sou assíduo frequentador do parque, e gostaria de dividir minha indignação com o que presenciei hoje na pista de cooper.

    Para nós usuários é sabido que anpisa de cooper évexclusiva para pedestres, sendo proibido andar de bicicleta e afins

    Por falta de sinalização ao longo do percurso, diariamente me deparo com ciclistas na pista, mas o que vou relatar é tão absurdo, que fiquei indignado.

    Simplesmente flagrei o caminhão que coleta o lixo do parque, trafegando na pista de cooper do seu início até a marca dos 400 metros , onde esta localizada a Lanchonete ” Sabor Ibira 2″.

    Acho que a empresa que presta este serviço, deveria instruir melhor seus colaboradores, pois além de danificar a pista ( que por sinal, ja precisa ser reformada), coloca em risco a segurança das pessoas que ali se exercitam.

    Abraço a todos

    Júlio

  8. Duarte
    Duarte at · Responder

    O povo reclama de seus políticos, porém não respeitam algumas regras simples, logo os políticos são o povo! Algumas pessoas não entendem que ciclovia é para BIKES e não SKATE, PATINS, Pedestres, ETC. E Alguns ciclistas acham que devem ficar pedalando lado a lado namorando! São DUAS faixas, uma para cada sentido. Não para ficar batendo papo lado a lado atrapalhando. Bom senso e respeito é bom!

Deixe uma resposta