Início » Parque Ibirapuera » Eixo Cultural » Museu de Arte Moderna » MAM exibe obra de Wagner Malta Tavares

MAM exibe obra de Wagner Malta Tavares

por Regiane Tosatti
Crédito da imagem: divulgação MAM

Crédito da imagem: divulgação MAM

A obra “Círios”, do artista Wagner Malta Tavares – WMT, pode ser vista até 21 de junho no MAM- Museu de Arte Moderna, localizado no Parque Ibirapuera. O MAM convidou o artista para participar neste primeiro semestre do “Projeto Parede”, iniciativa que ocupa o corredor de acesso entre o saguão de entrada e a Grande Sala do museu.

Concebido especialmente para ocupar esse espaço, o trabalho consiste numa espécie de régua confeccionada com faixas de fita adesiva eletrificada ao longo de 15 metros da parede do corredor. Distantes um metro umas das outras, lâmpadas incandescentes respondem à presença ou ausência de pessoas. Ao detectar a passagem do visitante, um sensor de movimento acende todas as luzes do corredor e, à medida que alguém passa por sua extensão, sensores individuais apagam cada uma das lâmpadas, criando uma linha do tempo que evidencia o que já foi vivido e o que virá pela frente.

Em Círios, o sensor é de alta precisão e capta apenas o que passar em frente à linha de cada lâmpada a 90 graus da parede. A presença de mais pessoas ao mesmo tempo muda o funcionamento da peça, principalmente quando caminham em sentidos opostos, pois as luzes se acendem e se apagam de acordo com o movimento de ir e vir no espaço.

WMT nasceu em São Paulo e desenvolve o seu trabalho desde 1988. Sem se prender a nenhuma linguagem específica, o artista faz uso de vídeo, escultura, fotografia, desenho, performance e instalação para, em grande parte de suas obras, tornar visíveis aspectos fundamentais e estruturais da existência. Por meio de luzes, vento, calor e outros elementos não palpáveis, partindo de corpos tridimensionais, deseja provocar a percepção além da pura sensorialidade.

Mais informações: www.mam.org.br

 

Serviço:

Projeto Parede – Círios

Autoria: Wagner Malta Tavares – WMT

Visitação: até 21 de junho

Entrada gratuita

 

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)

Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Tel.: (11) 5085-1300

 

Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5 por 2h)

Acesso para deficientes

Restaurante/café

Ar condicionado

Talvez também lhe interesse ler

Deixe um Comentário