Início » Não categorizado » Por que se envolver com o Parque Ibirapuera Conservação

Por que se envolver com o Parque Ibirapuera Conservação

por Beni Harari

Por que eu deveria me envolver com o Parque Ibirapuera Conservação? Vou te contar minha história e o que me motivou a ter o Ibirapuera como minha causa.

Diante de tantas causas importantes na cidade de São Paulo para se doar tempo ou dinheiro, muitos me questionam por que doar para um Parque? Afinal, temos problemas com saúde, educação, alimentação, transportes, enfim, uma lista infindável de questões urgentes que precisam de suporte.

Para mim, a resposta não foi elementar e exigiu uma análise mais profunda do que estaria por trás do apoio ao Ibirapuera. Tudo começou em 2012, quando visitei a cidade de Tóquio. Estava realizando um tour pela cidade e a guia local me contou que um dos programas do final de semana do povo era sair para limpar a sujeira deixada pelas ruas. Isso me causou uma admiração ainda mais profunda pelo povo japonês. Que vanguarda de cidadania! Limpar os espaços públicos por considerar que também fazem parte de seus lares e que eles eram responsáveis por tais espaços. Vale ressaltar que o povo japonês fez este mesmo ato na nossa Copa do Mundo em 2014, limpando a nossa sujeira nos estádios que frequentavam (esta imagem viralizou e impactou positivamente muitos brasileiros).

Japoneses limpado estádio após os jogos da copa

Japoneses limpado estádio após os jogos da copa

Quando voltei para minha cidade natal, São Paulo, tive um choque de realidade. Vi a famosa cena dos fumantes olhando para um lado e jogando a bituca de cigarro para outro, fingindo que era um acidente. Pessoas jogando papéis, comida, plásticos no chão – e fiquei horrorizado. Para minha surpresa, no local símbolo de nossa cidade, que todos deviam frequentar, prestigiar e onde deveríamos mostrar nosso DNA para todos os turistas, foi onde vi um grande desleixo da população.

Parecia quase como se fosse uma mensagem indireta da população de tanta insatisfação. Se a vida do paulistano está tão difícil, então por que vou me preocupar em cuidar do nosso principal ponto de atração – o Parque Ibirapuera? Após inúmeras conversas com frequentadores do parque, percebi que muitos colocavam a culpa na prefeitura. Só que o parque não é um problema deles. É um problema NOSSO! Esta mudança de filosofia pode ser um ponto de partida para revolucionarmos a maneira como nos relacionamos com nossa cidade (exatamente como Nova Iorque fez com o Central Park há 30 anos).

Amigos e voluntários do Parque Ibirapuera Conservação dando exemplo e uma das mais de 10 edições do mutirão de limpeza que fizemos no parque.

Amigos e voluntários do Parque Ibirapuera Conservação dando exemplo e uma das mais de 10 edições do mutirão de limpeza que fizemos no parque.

A organização sem fins lucrativos Parque Ibirapuera Conservação se propõe a ser o agente transformador dessa realidade. Ao invés de assistirmos passivamente à degradação do parque, podemos construir algo em conjunto, em que todos se beneficiem. Sem delegar todas responsabilidades para o setor publico. Abaixo a restauração do Bosque da Leitura, feita inteiramente com doação nossas, você também pode ser um amigos do parque.

Restauração da Sede do Bosque da Leitura feita com inteiramente com doações de amigos do parque.

Restauração da Sede do Bosque da Leitura feita com inteiramente com doações de amigos do parque.

A partir deste marco zero, podemos, coletivamente, pensar em mudanças em mais parques, mais espaços públicos e… por que não sonhar maior e revolucionar também os sofridos setores que citei no inicio (educação, saúde, transportes, alimentação)? O Ibirapuera, se tudo der certo, será o ponto inicial desta mudança. Basta sonhar e botar a mão na massa. Quer participar desta transformação? Envie um mail para mim: beni@parqueibirapuera.org

Talvez também lhe interesse ler