Início » Atividades » Cultural » Música » Russian State Symphony Orchestra fez

Russian State Symphony Orchestra fez

por Regiane Tosatti
Imagem: Damir Yusupov

Imagem: Damir Yusupov

O Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, localizado no Parque Ibirapuera, em parceria com o Mozarteum Brasileiro, recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, a apresentação da Russian State Symphony Orchestra “Evgeny Svetlanov” sob a batuta do maestro norueguês Terje Mikklsen.

No primeiro dia, direcionado à plateia interna e com foco no público infantil, o programa Matinê Clássica para Crianças trouxe suíte de A Bela Adormecida, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e Peer Gynt Suite 1, de Edvard Grieg. No segundo, o Concerto ao Ar Livre repete as partituras e incluem Romeu e Julieta, também do compositor russo, em apresentação para a plateia externa. Em ambos, a entrada foi franca.

Um dos objetivos do Mozarteum é formar plateias, começando por despertar o interesse dos não adultos. Assim, as apresentações da Matinê Clássica para Crianças, no sábado, com A Bela Adormecida e Peer Gynt Suite 1, ganham um complemento lúdico. O acadêmico da ECA-USP e instrumentista Marcelo Jaffé, explica as obras à plateia-mirim e mostra o posicionamento dos músicos no palco de modo a que entenda como se constitui uma orquestra e a importância de cada instrumento.

O Concerto ao Ar Livre, programa do domingo voltado para a plateia externa, visa aprofundar a difusão da música erudita no Brasil. Assim, o repertório é ampliado com Romeu e Julieta, poema sinfônico que evoca a obra de Shakespeare com romance, paixão, ansiedade e tensão.

Os dois concertos internacionais realizados no Auditório Ibirapuera são os primeiros da programação do Mozarteum – projeto para a difusão da música erudita no Brasil, fundado em 1981 por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko – para a temporada 2015. A agenda segue até outubro e terá apresentações de diversas orquestras, formações e personalidades da música clássica e erudita em outros locais da cidade. Entre elas, a Austro Hungarian Haydn Philharmonic, a L’Orchestre de Pau, Chorakademie Lübeck, a soprano Anna Caterina Antonacci com o pianista Maciej Pikulski, o Gershwin Piano Quartet e a Junge Philharmonie Wien.

SERVIÇO

Russian State Symphony Orchestra

Sábado 11, às 16h

Matinê Clássica para Crianças

A Bela Adormecida, de Piotr Ilitch Tchaikovsky

Peer Gynt Suite 1, de Edvard Grieg

Duração : 70 minutos

Entrada franca

Os ingressos devem ser retirados com uma hora e meia de antecedência

Domingo 12, às 11h

Concerto ao Ar Livre

A Bela Adormecida, de Piotr Ilitch Tchaikovsky

Peer Gynt Suite 1, de Edvard Grieg

Romeu e Julieta, de Piotr Ilitch Tchaikovsky

Plateia externa do Auditório Ibirapuera
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Classificação: Livre

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Capacidade: 800 lugares

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

(Entrada para carros pelo Portão 3)

Fone: 11.3629-1075

info@auditorioibirapuera.com.br

http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Talvez também lhe interesse ler